SoundtrackersMusica 

Você conhece a banda Soundtrackers ?

Você já ouviu falar da banda Soundtrackers? Conheci recentemente e já adorei.

A ideia de montar uma banda para tocar o melhor da música pop no cinema surgiu em meados dos anos 90, quando Rodrigo Rodrigues, idealizador do grupo, ganhou de presente um CD com versões instrumentais de trilhas famosas dos anos 80. Estavam lá: Ghostbusters, Footloose, The heat is on, Gonnies, The power of love, What a feeling, The eye of the tiger e muitos outros hits que emplacaram nas paradas muito por conta do sucesso dos respectivos filmes. A track listing de 16 canções era um show pronto, bastava reunir os integrantes e sair tocando. Mas isso ainda demoraria a acontecer.

São Paulo, 2008. Quase 15 anos depois, a ideia finalmente sai da gaveta: o então apresentador do Vitrine, da TV Cultura, resolve tirar o pó da guitarra e correr atrás do tempo perdido. Num tradicional pub de Pinheiros, zona oeste da cidade, esbarra com um quarteto de soft rock azeitado e afinado. Meses depois, com o reforço de uma cantora e um baterista, os tocadores de trilhas já ensaiavam as músicas que virariam verdadeiros clássicos do repertório. Estamos na pré-história dos Soundtrackers.

Com pelo menos 20 canções na ponta dos dedos, as datas não demoraram a aparecer. Casas badaladas da noite paulistana, como Na Mata Café e Bourbon Street, abriram as portas para aquele grupo temático com figurinos caprichados e repertório bem sacado. O mercado corporativo também entendeu rápido a proposta daquele show conceitual, que passava a limpo a história do cinema através da música e curiosidades de bastidores das trilhas. E tome convenção, festa fechada, evento de fim de ano. Com a agenda cheia, era hora de registrar o momento da banda em CD e DVD, gravado ao vivo em 2009 e lançado em meados de 2010. A tiragem inicial foi um sucesso, esgotou, não é exagero dizer que virou item de colecionador. A versão digital do CD, com 14 faixas, vende bem até hoje na iTunes Store. Em 2012 veio o Almanaque da Música Pop no Cinema, lançado pela editora Leya, totalmente inspirado na pesquisa que o criador do grupo – e autor do livro – fez desde os primeiros acordes tocados em caça-fantasmas.

Prestes a completar 10 anos de estrada, hoje os Soundtrackers tem cerca de 80 canções no repertório, com sucessos que vão dos anos 50 até os dias atuais, de Elvis a Adele, passando por Beatles, ABBA, Bee Gees, Cindy Lauper e AC/DC. É ver os filmes, ouvir as trilhas e curtir um show multimídia que é coisa de cinema.

The Soundtrackers. Os tocadores de trilhas. Em breve num palco perto de você.

(Visited 26 times, 1 visits today)

Artigos Relacionados