Breve história do Rei de Wakanda – O Pantera Negra

Pantera Negra é um personagem de história em quadrinhos da Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T’Challa, príncipe de Wakanda, um reino fictício na África equatorial. Criado por Stan Lee e Jack Kirby.

Tendo visto o seu pai assassinado e o trono usurpado por exploradores de Vibranium quando jovem, T’Challa OU PANTERA NEGRA, viajou para os Estados Unidos, onde estudou e se preparou para reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal. Felizmente, o seu pai o Rei T’Chaka foi assassinado por Ulysses Klaw, um holandês buscando saquear o metal raro Vibranium, que só pode ser encontrado em Wakanda.

T’Challa usou a própria arma de Klaw/Garra Sonica para mutilar-lo.

Sua estréia foi na revista Fantastic Four, Vol. 1, #52 (Julho de 1966).

Após utilizar o metal em sua maquinaria para criar monstros feitos de ondas sonoras sólidas, o próprio Klaw se submeteu ao seu invento e se transformou num ser capaz de manipular ondas sonoras, o Garra Sônica.

Vilão Garra Sonica

Ensinado por seu pai para pensar dois passos à frente dos inimigos e três passos à frente de amigos, T’Challa viu o mundo de super-seres como ameaças potenciais à Wakanda. Convidando o Quarteto Fantástico para visitá-lo, ele forçou a uma série de testes, então aliando-se com eles contra o retorno de Klaw. Ele também se juntou aos Vingadores americanos baseado para espioná-los a partir de dentro, mas logo veio a considerá-los como verdadeiros amigos e aliados leais.

O Pantera Negra entraria para os Vingadores logo a seguir, se tornando o primeiro super-herói negro moderno. Nos anos 70 ele convidou Falcão, o parceiro do Capitão América, para uma estadia em Wakanda. Nessa ocasião ele reformulou o uniforme de seu convidado, acoplando-lhe asas que poderiam ser acionadas mentalmente. Assim, o Falcão ganhou a capacidade de voar.

 

Novos Vingadores

Em Novos Vingadores, de Jonathan Hickman, T’Challa pede ajuda dos Illuminati, quando descobre que Terras de universos paralelos estão entrando em colisão. Eles chegam a conclusão que a única maneira de evitar isso é destruindo o mundo do outro universo antes que ele colida com o nosso, o que causa interessantes embates morais entre o grupo e cada membro individualmente.

Novos Vingadores #007

Guerra Civil e casamento com Ororo Monroe

Durante a super-saga conhecida por Guerra Civil, na qual a comunidade super-heroica se dividiu em duas: os pró-registro que apoiam a lei de registro de super-humanos, liderados pelo Homem de Ferro contra os anti-registro, liderados pelo Capitão América, T´Challa se casou com Ororo Monroe, a Tempestade.

Após o casal se dizer neutro quanto a que lado apoiaria, mais tarde, após descobrirem as coisas horríveis que Tony e sua equipe fizeram contra os heróis anti-registro, o casal decide apoiar o capitão América na luta final.

 

Quarteto Fantástico

Na Guerra Civil, a Mulher Invisível apoiou o Capitão, e o Sr. Fantástico(Dr Reed) apoiou o Homem de Ferro, causando uma briga entre o casal e causando a primeira cisão no Quarteto Fantástico.

Após o fim da Guerra Civil, o casal buscando se reconciliar, tira uma licença, e partem para uma segunda lua-de-mel. Para substituí-los são convocados T´Challa e Ororo. Os dois permaneceram no posto até o retorno de Reed e Sue.

Pantera Negra nos desenhos animados:

Quarteto Fantástico:

O Pantera Negra aparece no episódio “Prey of the Black Pantherda série animada Fantastic Four, o personagem foi dublado por Keith David. Ele pede ao Quarteto Fantástico para ajudá-lo salvar Wakanda da invasão do Garra Sônica. Ele também faz uma aparição no episódio “Hopelessly Impossible

 

  • O Pantera Negra tem um aparição sem falas no episódio “Sanctuary” de X-Men.
  • Em The Avengers: United They Stand, um retrato do Pantera Negra aparece na mansão dos Vingadores no primeiro episódio. Enquanto o Pantera Negra não aparece na desenho, ele é apresentado nos quadrinhos baseados na série.
  • Pantera Negra apareceu no episódio “Prey do Panther” de Iron Man: Armored Adventures dublado por Jeffrey Bowyer-Chapman. Nesta série, o Pantera Negra usa uma armadura inspirada em uma pantera e seu pai foi morto por Moses Magnum. Ele retorna no episódio “Line of Fire” e no final da série em “The Makluan Invasion” Partes I e II.
  • Teve uma pequena participação na Série Animada dos X-Men, quando Magneto reúne os mutantes em território africano com a intenção de transferi-los para Genoshian. O Pantera Negra aparece de costas sobre uma montanha avistando os mutantes.
  • Pantera Negra apareceu no episódio “Tremble at the Might of MODOK” de The Super Hero Squad Show, dublado por Taye Diggs. Como nos quadrinhos, ele está em um relacionamento com a Tempestade.
  • Marvel Animation e BET produziram uma série animada para horário o nobre. Djimon Hounsou fez a voz do Pantera Negra. a série foi produzida no estilo motion-comics. e foi lançado em DVD nos EUA em janeiro de 2011.
  • Pantera Negra aparece em The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes, dublado por James C. Mathis III. Sua origem é contada no episódio “The Man in the Ant Hill“, onde ele se torna o Pantera Negra depois que o Homem Gorila mata T’Chaka em combate com alguma ajuda invisível do Garra Sônica. No episódio “Quest Panther“, ele conhece os Vingadores e se junta a eles. No entanto, no episódio “Who do you trust?“, ele deixa a equipe devido à sua incerteza sobre seus companheiros e sua necessidade de proteger Wakanda dos Skrulls. Ele se junta novamente a equipe no episódio “Behold…The Vision!” após uma batalha com Visão. Ele foi considerado morto no episódio “Operation Galactic Storm“, quando ele dirigia uma nave Kree para o sol. No entanto, assim que a nave está prestes a falhar, usa seu teletransporte para levá-lo a uma nave Kree do outro lado do buraco de minhoca. Na nave Kree, ele rouba uma nave menor, e segue os Vingadores para Hala. Pantera resgata Homem de Ferro, Visão, Gavião Arqueiro e Thor de um monstro, e os ajuda a libertar os outros. Em seguida, ele viaja de volta para a Terra com eles.
  • O Pantera Negra aparece no episódio 29 da série de anime japonesa Marvel Disk Wars: The Avengers, dublado por Mahito Ōba. Ele aparece em episódios posteriores como o “segunda herói” de Jessica.
  • Pantera Negra também aparece em Avengers: Revolution Ultron.

 

Filmes

  • O Pantera Negra aparece no filme animado lançado diretamente em DVD Ultimate Avengers 2 (2006) como um personagem central, dublado por Jeffrey D. Sams.
  • No filme diretamente em DVD, Next Avengers: Heroes of Tomorrow, o Pantera Negra tem um filho com a Tempestade nomeada Azari. Pantera Negra foi chamado pela última vez para lutar ao lado dos Vingadores contra o robô Ultron …. mas Pantera Negra não sobreviveu. Não se sabe o que aconteceu a Tempestade, depois da batalha com Ultron, Tony Stark (Homem de Ferro) levou Azari, juntamente com os filhos de outros membros caídos dos Vingadores
  • Pantera Negra aparece no filme motion comic Marvel Knights: Wolverine vs. Sabretooth (2014). Quando Wolverine chega na África, Pantera Negra e Tempestade aparecem para ajudá-lo.
  • Em 2016, Pantera Negra foi interpretado pelo ator Chadwick Boseman, no filme Capitão América: Guerra Civil.
  • Em 2018, Boseman retornará para um filme solo do Pantera Negra, intitulado Pantera Negra.

Formigão

Nerd, Boêmio e Baixista. Dominante das "Artes" da Tecnologia da Informação e Membro fundador do Guerras Nérdicas. Viciado em E-Sports e tudo referente a joguinhos.